Período de desenvolvimento da atividade: 2 aulas
Característica sensorial e cognitiva que são exigidas do aluno para a realização da atividade. Utiliza os sentidos humanos (visão, olfato, tato, paladar, audição)
Habilidade a ser desenvolvida: Estimular o fazer musical de maneira lúdica, afetiva e criativa por meio de atividades de exploração sonora aprofundando assim o aprendizado da música na sala de aula.
Objetivos: Conhecer os sons, tocar instrumentos, cantar, dançar e brincar muito.
Conteúdo: Cantando com os duendes.
Desenvolvimento da atividade: Apresentação na sala de aula com a educadora, sala de informática, levantamento das possibilidades de reprodução desses sons (por meio de sons vocais, instrumentos e objetos) e dos pregões (pequenas frases, cantadas ou faladas por feirantes, vendedores ambulantes). Ensaios e realizações, apresentação para a comunidade em geral.
Recursos de apoio: Escuta silenciosa: mostrar a música para as crianças, pedindo que ouça silenciosamente. Para descobrir aspectos interessantes sobre a maneira como foi cantada, seria bom ouvi-la uma segunda vez. Peça para as crianças procurarem identificar quantas crianças cantam e se usam instrumentos. (sala de informática, tocando violão com a professora).
Estratégias de acompanhamento da atividade: Construir rimas, conhecer sons diferentes, pega-pega de eco, telefoneco, som no chão, um som aqui outro lá, testando eco, descobrindo eco, telefone de latinha.
Observações: Enfim, planejar sem deixar de valorizar os acontecimentos espontâneos que podem até mudar o rumo da sala, saber voltar ao planejado no momento certo, analisar e observar o que foi feito e avaliar a si próprio durante todo esse processo são atitudes que podem garantir uma educação musical significativa para as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário