quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A Inclusão e seus sentidos

A Inclusão e seus sentidos
A temática do trabalho que se refere à inclusão é lidar diretamente com as “diferenças”, conhecendo e utilizando meios de intervenções para o progresso educacional do aluno, propondo ao educando uma aproximação a sua realidade vivenciada.
O ensino precisa acontecer por meio de uma ação investigativa, proporcionando ao aluno, múltiplos caminhos de acesso à informação, sabendo que o mesmo necessita de cuidados especiais, e aprende de forma especial, necessitando assim, opções e meios que o professor apresenta para a aquisição do conhecimento.
Pensar sobre inclusão é debater na necessidade de aprimoramento, de crescimento, de pesquisa sobre o assunto. 
A inclusão é uma área da educação, que podemos denominar como “educação especial”, que por sua vez, sua realidade no Brasil, possui oferta de vagas reduzidas, com poucos serviços, precariedade de acesso, limitações no processo de identificação dos alunos, entre outros.
A educação especial caminha junto com a pedagogia e a formação de professores, buscando mais aperfeiçoamento e esclarecimentos para proporcionar aos alunos especiais, um trabalho de qualidade, uma aprendizagem significativa em um ambiente educacional de qualidade, que seja de inclusão e não exclusão.
A história da Educação Especial no Brasil é um assunto recente. Ainda carecendo de estudos que deem suporte a esta realidade, aperfeiçoando o movimento de inclusão. Sendo 1% da população, necessita de atendimento educacional especializado, atual realidade é pouco inclusiva e muito mais econômica.
Atualmente, a educação especial no ensino comum é encarada como pessoas que não aprendem, mas que estão engrossando as fileiras das escolas públicas.
O processo de escolarização é encarado na Educação Especial, não com a mesma função que outrora focado no acesso a leitura e a escrita, pois lida com as singularidades do aluno.
Existem pessoas com diversas deficiências e síndromes, que tem o direito e pode se ter acesso ao ensino aprendizagem como o autista, o deficiente mental, o portador de altas habilidades, etc.
O profissional da Educação Especial partirá do ponto onde possa valorizar as habilidades e competências do aluno, sendo assim o primeiro passo para atingir as dificuldades de aprendizagens, há uma grande desvantagem entre a educação especial e a educação, do que aprende e o que não aprende, e o que aprende com dificuldade.
A lei garante o acesso e a permanência na escola, mas com poucos profissionais e recursos, esse processo é visto como exclusão, ao invés de inclusão.

Inclusão e integração são dois sinônimos da realidade da Educação Especial para o ensino público. Pois a inclusão está associada ao barateamento de custos e políticas de inclusão. Historicamente esse atendimento tem ocorrido sem que haja um amplo investimento público-estatal.

Rafael C. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário